Emulsão injetável de óleo de soja + triglicerídeos de cadeia média + lecitina de ovo.
Indicação
Lipovenos MCT é indicado para pacientes com deficiência em manter ou restabelecer, por ingestão oral, um padrão normal de ácidos graxos essenciais. Além disso, é indicado para atender as necessidades energéticas de pacientes, através da conversão rápida de ácidos graxos de cadeia média e de ácidos graxos essenciais na terapia nutricional parenteral.
Modo de Uso e Dosagem
Agite bem antes de usar. Usar apenas se a emulsão estiver homogênea.
A infusão deverá ser utilizada em 24 horas após a interrupção da refrigeração.
Incompatibilidades podem ocorrer por adição de cátions polivalentes (por exemplo, cálcio) especialmente quando combinado com heparina. Lipovenos MCT apenas devem ser misturados a outras soluções de infusão, concentrado de eletrólitos ou medicações, quando a compatibilidade for comprovada.
Lipovenos MCT não deve ser armazenado após adição de outros componentes à solução.
Lipovenos MCT pode ser misturado assepticamente com soluções de aminoácidos, glicose, eletrólitos e outros nutrientes em bolsa de EVA ou em bolsa plástica (filme livre de ftalato). Esta mistura deve ser imediatamente armazenada sob refrigeração.
Estas misturas do tipo “all in one” devem ser usada dentro de 24 horas após alcançarem a temperatura ambiente, a menos que outro dado de estabilidade mais longo tenha sido estabelecido.
Posologia:
Lipovenos MCT são emulsões lipídicas para administração por veia periférica.
A menos que prescrito de outra forma e em função da necessidade energética do paciente, a dosagem recomendada de Lipovenos MCT 10% e 20% é de 1 g até no máximo 2 g/kg/dia, o que equivale a 10 – 20 mL de Lipovenos MCT 10%/kg/dia e 5 – 10 mL de Lipovenos MCT 20%/kg/dia.
Taxa de infusão:
Não exceder a taxa de administração máxima de 0,125 g de lipídio/kg/hora (equivalente a 1,25 mL de Lipovenos MCT 10% e 0,625 mL de Lipovenos MCT 20%). Entretanto, no início da terapia nutricional parenteral com Lipovenos MCT recomenda-se uma taxa de administração inicial lenta de 0,05 g de lipídio/kg/hora.
As emulsões lipídicas devem ser administradas juntamente com soluções de aminoácidos e carboidratos durante a nutrição parenteral.
Lipovenos MCT devem ser administradas concomitantemente com soluções de aminoácidos e/ou carboidratos por diferentes sistemas de infusão e veias. Entretanto, se o Lipovenos MCT não for administrado por uma via de infusão comum (by-pass, tubo Y), deve ser garantida a compatibilidade de todas as soluções.
O uso de filtros com tamanho de poro de 0,2 µm não é possível, uma vez que as emulsões lipídicas não passam por esse tipo de filtro.
Agite bem antes do uso.
Lipovenos MCT deve ser administrado por tanto tempo quanto a nutrição parenteral for necessária.
Fórmula
Óleo de soja ........................................................ 100 g (10.0%)
Triglicerídeos de cadeia média (MCT) ................ 100 g (10.0%)
Lecitina de ovo ........................................................ 12 g (1,2%)
Água para injetáveis q.s.p .......................................... 1000 mL
Conteúdo energético ............................ 8150 kJ/L(1950 kcal/L)
pH ................................................................................ 6,0 - 8,8
Osmolaridade teórica ........................................... 273 mOsm/L
Excipientes: glicerol, oleato de sódio, hidróxido de sódio e água para injetáveis
Contraindicações
Lipovenos MCT é contraindicado em pacientes com distúrbios graves de coagulação, gravidez, choque e colapso, estado de hipoperfusão tecidual e tromboembolismo agudo, estados graves de sepse com acidose e hipóxia, diátese hemorrágica grave, embolismo lipídico, fase aguda de infarto cardíaco e acidente vascular cerebral, coma ceto-acidótico e pré-coma diabético. Hipersensibilidade à proteína de ovo, soja ou amendoim ou a qualquer das substancias ativas ou excipientes.
No caso de acúmulos de triglicerídeos durante a administração, também podem ocorrer metabolismo lipídico deficiente, insuficiência hepática e renal, distúrbios do sistema retículo-endotelial e inflamação hemorrágica necrótica aguda do pâncreas.
CATEGORIA DE RISCO NA GRAVIDEZ: C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento é contraindicado para crianças.
Instruções de Armazenamento
Conservar em temperatura não superior a 25°C. Não congelar. Proteger da luz. Desde que armazenado sob condições adequadas, o medicamento tem prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação.
Apresentação de Venda e Envio
Frasco-ampola contendo 1 Litro do produto.
A farmácia veterinária mais completa do Brasil! A Kaja Vet é uma empresa que atua na comercialização de medicamentos veterinários para todo o Brasil, oferecendo os melhores produtos de uso veterinário voltados para a criação de cavalos.