ATENÇÃO: A venda deste produto é permitida somente para veterinários registrados no sistema SIPEAGRO, sob prescrição e com a retenção de receita. O não envio da documentação no prazo 24 horas da compra resultará no estorno do valor sem aviso prévio.
Documentação estritamente obrigatória para compra de Pessoa Física:
• CRMV Frente e Verso;
• Foto (selfie) segurando o documento CRMV;
• Receituário SIPEAGRO (datado, assinado e carimbado);
• Ficha de Qualificação CPF, disponível no link a seguir: CLIQUE AQUI, clique em "Arquivo", baixe a ficha, inclua seus dados e nos envie junto às outras informações pelo e-mail: farmacia@kajavet.com.br
Documentação estritamente obrigatória para compra de Pessoa Jurídica:
• Cartão de CNPJ;
• Licença da Vigilância Sanitária;
• Alvará do Corpo de Bombeiros;
• Anotação de Responsabilidade Técnica;
• Foto Frente e Verso do CRMV do Responsável Técnico;
• AFE e AE (se aplicável);
• Certificado de Registro de Estabelecimento SIPEAGRO;
• Ficha de Qualificação CNPJ, disponível no link a seguir: CLIQUE AQUI, clique em "Arquivo", baixe a ficha, inclua seus dados e nos envie junto às outras informações pelo e-mail: farmacia@kajavet.com.br
Descrição
Analgésico, sedativo e pré-anestésico injetável para equinos e bovinos.
Indicação
É indicado para contenção de animais, para promoção de sedação e analgesia em procedimentos e exames clínicos, pequenas cirurgias e como agente pré-anestésico em equinos e bovinos.
Fórmula
Cada 100 ml contém:
Detomidina............................1,00g
Água p/ injeção q s p.........100,0ml
Farmacologia e Toxicologia
Detomidin possui como substância ativa a detomidina, que possui ação sedativa e analgésica. A estrutura química da Detomidina é cloridrato de 4-(2-3-dimethilbenzil) imidazol, trata-se, portanto, de um derivado imidazólico. A Detomidina é um agonista a2 com um efeito central inibitório da transmissão dos impulsos nervosos mediados pela noradrenalina. Nos animais, o nível de consciência é diminuído e o sentido da dor é aumentado. Detomidin é um potente estimulante dos adrenorecptores a2 onde exerce forte ação sedativa e analgésica. A Detomidina diminui a frequência cardíaca e pode ocorrer bloqueio da condução. O corpo responde à diminuição da frequência cardíaca através da elevação da pressão sanguínea que retorna a linha basal ou um pouco abaixo dela, após 15 minutos. A frequência respiratória também é diminuída. Especialmente em doses altas, a sudorese ocorre em cavalos e alguns indivíduos desenvolvem piloereção. Ocorre prolapso peniano parcial, transitório em garanhões e castrados. No bovino, suave surdez, reversível, e aumento da secreção salivar são evidentes. Os níveis de glicose no sangue são elevados em ambas as espécies de animais. No bovino, podem ocorrer tremores musculares leves. A Detomidina pode potencializar o efeito de outros sedativos e anestésicos. O uso concomitante com sulfonamidas pode produzir arritmias cardíacas potencialmente fatais. Nos cavalos, injeções intravenosas da Detomidina produzem uma primeira fase de distribuição com meia-vida de 3 minutos, a fase de redistribuição com mais-vida de 47 minutos e uma meia-vida de eliminação de 9,7 horas. A Detomidina é rapidamente absorvida após injeção intramuscular e oL,varia de 15 a 30 minutos. A Detomidina também é rapidamente distribuída V, varia entre 0,75 kg e 1,89 kg. A ligação protéica é de 75% a 85%. A Detomidina é oxidada principalmente no fígado, uma pequena proporção é metilada nos rins.V.aé de 1-2 horas. O metabolismo em produtos hidroxilados e seus conjugados e excreção na urina parece ser a principal via de da eliminação, embora uma pequena quantidade da droga seja excretada nas fezes.
Modo de Uso e Dosagem
Administração intramuscular (IM) e intravenosa (IV). O efeito é mais rápido após administração IV.
Equinos dose de 10 µg/Kg (0,1 ml / 100 Kg): Tranquilizações para explorações, exames clínicos gerais (boca, olhos, bochechas e órgãos genitais),
colocação de ferraduras, exploração de cascos, retirada de pontos de sutura, nivelamento dentário, exames clínicos moderadamente cruentos (sondagens nasogástricas, coleta de urina em machos e fêmeas) e coadjuvante em anestesias locais para pequenas excisões ou ferimentos. Dose de 20 µg/Kg (0,2 ml / 100 Kg): Tranquilizações para punções ou drenagem de abcessos, paracentese, exames radiológicos em animais indóceis, excisões de tumores cutâneos, endoscopias laringo faringeanas, coadjuvante para anestesias locais (palatites, suturas). Dose de 30 µg/Kg (0,3 ml 1100 Kg): Laparotomias pelo flanco com o animal em pé, suturas cutâneas, sem necessidade de anestesia local, anaplastias, transplantes de embriões, correções de dilacerações de fistulas retro-vaginais e laparoscopias. Dose de 40 µg/Kg (0,4 ml 1100 Kg): Orquiectomias (castrações), pequenas eventrações ou eviscerações. Nas doses acima mencionadas, obtém-se uma tranquilização leve, em 3 a 5 minutos, com duração de 30 a 60 minutos. Ocasionalmente podem aparecer pequenos tremores. Doses de 40 µg/Kg a 80 µg/Kg (0,4 a 0,8 ml 1100 Kg): Poderão ser necessárias em algumas situações. Nessas dosagens obtém-se uma tranquilização prolongada em 2 a 5 minutos com duração de 30 minutos a 2 horas. Ocasionalmente podem aparecer tremores, sudorese, ereção de pelos e espasmos musculares.
Bovinos: Dose de 50 µg/Kg (0,5 ml 1 100 Kg): Na dose acima indicada, administrada por via endovenosa ou intramuscular, obtém-se efeito de sedação e analgesia, indicados para as práticas de transferência de embrião, correções de dilacerações de fistulas retro-vaginais, cesarianas, cirurgia dos tetos, descarna, etc. Para a analgesia em cólica antes da confirmação do diagnóstico, a dose recomendada é 20-30µg/Kg (0,2-0,4 ml / 100Kg) O efeito analgésico completo é estabelecido entre 5 - 15 minutos após a administração.
Depois de 15 minutos, a dose pode ser repetida, caso seja necessário.
Super dosagem
A super dosagem é principalmente manifestada pela recuperação demorada da sedação ou anestesia. Em alguns casos individuais, pode ocorrer depressão circulatória e respiratória. Se a recuperação no animal for demorada, deve-se ter a certeza de que o animal podera se recuperar em um local quieto e quente. Suplemento de oxigênio pode ser indicado nos casos de depressão circulatória e respiratória. Os efeitos de Detomidin podem ser eliminados usando um antídoto específico (Atipamezol que é um antagonista a2). O Atipamezol é administrado 2-5 vezes a dose administrada de Detomidina, calculada em µg/Kg. (Por exemplo: Se for administrado a um cavalo, 20 µg/Kg (0,2 ml / 100 Kg), a dosagem do Atipamezol deve ser de 40 a 100 µg/Kg (0,8 e 2,0 ml / 100 Kg).
Contraindicações
A Detomidina é contraindicada para animais com deficiência cardíaca ou com deficiência hepática ou renal.
A Detomidina potencializa a ação de outros sedativos e anestésicos.
O uso concomitante com sulfonamidas pode causar arritmias.
Detomidin pode interagir com sulfonamidas, provocando efeitos colaterais adversos, por isso não se recomenda
a utilização de sulfas, potencializadas ou não, em animais medicados com Detomidin durante um período de 15 dias.
Atenção:
Obedecer aos seguintes periodos de carência" bovinos
Abate: o abate dos animais tratados somente deve ser realizado 07 dias após a última aplicação.
Leite: o leite dos animais tratados com este produto não deve ser destinado ao consumo humano até 03 dias após a aplicação deste produto.
Equinos
Abate: o abate dos animais tratados somente deve ser realizado 04 dias após a última aplicação deste produto.
A utilizacão do produto em condições diferentes das indicadas nesta bula pode causar a presença de residuos do produto acima dos limites aprovados,
tornando o alimento de origem animal impróprio para o consumo.
Cuidados especiais a serem tomados pelo administrador do produto:
O contato com a pele e mucosas deve ser evitado, se a contaminação ocorrer, na pele ou na mucosa, a área deve ser imediatamente lavada com água.
Efeitos Colaterais
Os efeitos colaterais são extremamente raros. Pode produzir piloereção, sudorese, prolapso peniano parcial, salivação e, ocasionalmente leves tremores musculares. A Detomidina pode causar uma diminuição da frequência cardíaca, bloqueio da condução (sinoatrial e atrioventricular), alteração da frequência respiratória e suave surdez nos bovinos.
Modo de conservação
Conservar à temperatura ambiente (15ºC a 30ºC), em local seco e ao abrigo da luz solar direta. Manter fora do alcance de crianças e animais domésticos.
Precauções
Deve ser feito um exame minucioso em qualquer animal antes do uso da droga para sedação e/ou indução à anestesia.
Quando administrado, o animal deve descansar em lugar quieto (deve-se evitar excesso de barulho).
Antes de qualquer procedimento ser iniciado, a sedação precisa atingir o pico limite. Isso leva cerca de 10 minutos.
No início do efeito, nota-se que o animal pode cambalear e os cavalos deixam a cabeça cair.
O uso durante a gravidez ou lactação ainda não foi pesquisado adequadamente; não
deve ser usado durante os três últimos meses de gestação.
Evitar contato com a pele.
Apresentação de Venda e Envio
1 Frasco-ampola contendo 5 mL
Uso veterinário.
A farmácia veterinária mais completa do Brasil! A Kaja Vet é uma empresa que atua na comercialização de medicamentos veterinários para todo o Brasil, oferecendo os melhores produtos de uso veterinário voltados para a criação de cavalos.