ATENÇÃO: A venda deste produto é permitida somente para veterinários registrados no sistema SIPEAGRO, sob prescrição e com a retenção de receita. O não envio da documentação no prazo 24 horas da compra resultará no estorno do valor sem aviso prévio.
Documentação estritamente obrigatória para compra de Pessoa Física:
• CRMV Frente e Verso;
• Foto (selfie) segurando o documento CRMV;
• Receituário SIPEAGRO (datado, assinado e carimbado);
• Ficha de Qualificação CPF, disponível no link a seguir: CLIQUE AQUI, clique em "Arquivo", baixe a ficha, inclua seus dados e nos envie junto às outras informações pelo e-mail: farmacia@kajavet.com.br
Documentação estritamente obrigatória para compra de Pessoa Jurídica:
• Cartão de CNPJ;
• Licença da Vigilância Sanitária;
• Alvará do Corpo de Bombeiros;
• Anotação de Responsabilidade Técnica;
• Foto Frente e Verso do CRMV do Responsável Técnico;
• AFE e AE (se aplicável);
• Certificado de Registro de Estabelecimento SIPEAGRO;
• Ficha de Qualificação CNPJ, disponível no link a seguir: CLIQUE AQUI, clique em "Arquivo", baixe a ficha, inclua seus dados e nos envie junto às outras informações pelo e-mail: farmacia@kajavet.com.br
Descrição
Apromazin 1% Injetável é um tranquilizante e pré-anestésico à base de Maleato de Acepromazina. Ideal para a tranquilização de equinos durante exames, procedimentos clínicos, embarques e transportes.
Indicação
Apromazin 1% é particularmente indicado na tranquilização de equinos em eaxmes e tratamentos clínicos, embarques e transportes. Bastante eficaz quando empregado em conjunto com anestesia local nas castrações, neurectomias, "pontas de fogo", remoção de tumores da pele e cirurgias oculares.
Fórmula
Cada 100 mL contém:
Maleato de Acepromazina .......................... 1 g
Veículo q.s.p. ....................................... 100 mL
Farmacologia
Seu mecanismo de ação envolve o bloqueio dos receptores nervosos da dopamina no cérebro, causando consequente sedação, relaxamento muscular e também um efeito antiemético.
A droga é metabolizada no fígado e seus metabólitos conjugados e não conjugados são excretados na urina.
Modo de Uso e Dosagem
O Apromazin 1% é utilizado por via intravenosa, intramuscular e subcutânea. A dose deve ser estabelecida individualmente, dependendo do grau de tranquilização requerida.
Equinos: 0,5 mL a 1,0 mL/100 Kg de peso.
Obs.: A administração por via intravenosa deve ser feita lentamente e um período de 10 minutos deve ser aguardado até o aparecimento dos efeitos da droga.
Precauções
Tranquilizantes são potentens depressores do sistema nervoso central e podem causar uma acentuada sedação, com suspensão do sistema nervoso simpático; podem induzir prolongada depressão ou impossibilidade de locomoção quando aplicados em dosagens excessivas ou em animais sensíveis.
Tranquilizantes são aditivos na ação, para o emprego de outros depressivos e irão potencializar a anestesia geral. Devem ser administrados em pequenas doses e com grande atenção durante a anestesia geral e também em animais eibindo sintomas de stress, debilidade, doenças cardíacas, hipovolemia ou choque.
O Maleato de Acepromazina, assim como outros derivados da fenotiazina, é detoxificada no fígado, portanto deve ser empregada com cautela em animais com disfunção hepática ou leucopenia. Hipotensão pode ocorrer após rápida injeção intravenosa. Injeções intracarotídeas acidentais nos equídeos podem produzir sinais clínicos variando de desorientação a ataques convulsivos e morte.
A epinefrina é contarindicada para tratamento da hipotensção aguda produzida por tranquilizantes derivados da fenotiazina. Em tais casos deve ser utilizada como droga de eleição outro aminopressor, tal como a norepinefrina.
Em equinos, uma paralisia do músculo retrator do pênis tem sido associada com a utilização de tranquilizantes derivados da fenotiazina. É descrita a ocorrência de três casos após a utilização de acepromazina. Este risco deve ser considerado antes da aplicação da droga em equinos machos (inteiros e castrados).
A dose administrada deve ser calculada de acordo com os efeitos desejados. Durante a tranquilização não é possiível uma diferenciação entre a protusão reversível do pênis (um sinal clínico da tranquilização) e a paralisia irreversível do músculo retrator. A causa desta reação não foi determinada. Tem-se postulado que a paralisia pode ocorrer quando o tranquilizante é utilizado juntamente com a testosterona (ou em garanhões). A proteção do pênis protuído, durante a tranquilização pela Acepromazina, por meio de bandagens e pensos, de forma a garantir a circulação sanguínea da região, é medida que pode prevenir a ocorrência deste efeito adverso.
Contraindicações
Derivados de fenotiazina podem potencializar a toxicidade de organofosforados e a atividade da procaína.
Desta maneira, não utilize Apromazin 1% para controlar tremores associados a envenenamentos por fosforados. Não utilize em conjunto com vermífugos ou ectoparasiticidas organofosforados. Não utilize associado ao cloridrato de procaína..
Modo de conservação
Conservar à temperatura ambiente (15°C a 30°C), em local seco e ao abrigo da luz solar direta.
Apresentação de Venda e Envio
Frasco-ampola contendo 20 mL
Uso veterinário.
A farmácia veterinária mais completa do Brasil! A Kaja Vet é uma empresa que atua na comercialização de medicamentos veterinários para todo o Brasil, oferecendo os melhores produtos de uso veterinário voltados para a criação de cavalos.